Notícias

Taxa do Personal Trainer

19/07 -

Um tema tem se tornado polêmico no mundo das academias e envolvido uma das atividades desempenhadas pelo profissional de educação física, que é o Personal Trainer. Recentemente academias de todo o país têm usado como prática comum a Taxa do Personal Trainer, que nada mais é do que a cobrança de um valor para que o professor possa ministrar uma aula ao seu aluno utilizando o espaço da academia. Ou seja, além da mensalidade que já é cobrada do aluno, a academia também estipula um valor para que o professor possa cumprir a sua função profissional.

Mesmo que essa prática não seja assegurada por nenhuma legislação ela tem se tornado frequente e causado um conflito de opiniões sobre a conveniência dessa taxa.  O Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado do RS (SINPEF/RS) elaborou um cronograma de atividades que visa discutir o assunto junto à categoria e a sociedade. A primeira ação será realizar uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Porto Alegre levando representantes dos Personal Trainers e representantes de empresários donos de academias. O objetivo é mostrar os argumentos de ambos os lados e chegar a um entendimento se é correto a existência dessa taxa e encaminhar um pedido de regulamentação da mesma.

Atualmente tramita no Senado Federal um Projeto de Lei (30/2016), de autoria do senador Eduardo Amorim (PSC), que veda a cobrança em academias de ginástica e estabelecimentos similares de valores adicionais a alunos ou professores particulares de educação física, conforme pode ser conferido nesse link:

 https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=124769   

parceiros do sinpef/rs
associe-se
Associe-se
Você, profissional da educação física, sendo pessoa jurídica ou Física: associe-se ao SINPEF/RS e aproveite as inúmeras vantagens que oferecemos. saiba mais!
Dynamika